Hoje venho-vos falar de algumas aparentes controversias na literatura base do cristianismo atual.
Parabola da Ovelha Perdida
Mateus Versao
Lucas Versao
Reparai bem na singela diferença entre as narrativas
Em Mateus as ovelhas fiéis são deixadas nos montes (em algumas versões montanhas) e em Lucas no Deserto.
Por que isso ocorre?
Resposta Simples: A Biblia atual é uma seleção dos livros que não se contradiziam entre si, dentro os mais de 300 livros de tradiçao judaico cristã que circulavam na igreja primitiva.
Ou seja, os varios livros pertenciam a seitas e povos cristãos de crenças e origens diferentes, no caso da ovelha perdida e considerando os segmentos de cristãos a que foram originalmente destinados tanto a expressão "os montes" como "deserto" significam "ao seguro" ou "em segurança".
Assim seria melhor lido assim, Ao perder uma ovelha, o pastor deixa as outras 99 em segurança e segue em busca da perdida...
Salmo 91
Baluarte
Fortaleza
Bem os supostos sinonimos Baluarte (ARA) e Fortaleza (ARC) possuem significados bastante distintos, e vós deveis estar a indagar-vos qual das palavras o almeida usou na original?
Bem nenhuma, a tradução original feita pelo Almeida foi apenas do Novo Testamento, todavia em relação à este, a edição ARA apresenta-se menos modificada, ou seja mais proxima do original de 1903.
Podeis comparar varias ediçoes em: biblia versões
E o dicionario em: priberam
Ou seja, o que quero dizer é que não é muito importante o que o Divino falou a outros no passado mas sim o que ele está a falar diariamente a vós todos os dias.
Acendei a chama do Divino Interior em vós.