Wednesday, January 19, 2022

MANUAL DE PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

 

 


 MANUAL DE PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

(WILLIAM MENEZES FREITAS)

amazon brasil 

amazon mexico 

amazon uk 

amazon usa 

amazon españa 

amazon italia 

amazon francia 

amazon canada 

amazon germany 

E todas as outras amazons ao redor do mundo.

 

 

Este livro possui o intuito de ser um manual para a produção de textos bem como sua interpretação.

Inclui 11 textos, comentários e questões elaborados por mim para melhor aprendizagem sendo que a resolução de tais questões também está inclusa nesta obra.

Não há propósito de exaurir o tema visando apenas dar uma introdução básica para que o leitor possa orientar-se e decidir qual rumo seguir pois a produção e interpretação de textos é como uma longa aventura em que cada um decide o destino e o caminho que quer trilhar para lá chegar.

A produção e a interpretação apesar de comummente estudadas separadas estão interligadas posto que um bom produtor de textos também é um bom interpretador pois torna-se mais fácil colocar-se no lugar do autor para colher acertadamente a interpretação adequada.

Assim o livro as trata como duas partes de um todo.

 

Sobre este Livro

Capítulo 1: A Leitura

Capítulo 2: A Arte da Produção e Interpretação de Textos

Capítulo 3: Análise dos Textos

Capítulo 4 : Informações Adicionais

Esclarecimentos

Sobre o Autor

 


 

 

Excertos:

 

Texto 3 (Expositivo)

 

A espiritualidade consiste basicamente em uma modalidade de pensamento ou filosofia de vida em que se busca a calma, tranquilidade, paz, bem como evitar a raiva, estresse etc.

Por vezes está ligada à religiosidade mas dela se distingue pois a espiritualidade não depende de nenhum credo religioso específico, podendo ser encontrada em quaisquer desses ou mesmo em sua ausência.

Por outro lado é facto que a religiosidade auxilia e incentiva a espiritualidade todavia existe a possibilidade de haver religiosidade sem espiritualidade quando se foca mais na ritualística e aspectos exteriores da religião descuidando-se da reforma interior e aspectos internos da crença.

 

Resolução das Questões (Texto 3)

 

2 Identificar a proposição incorreta de acordo com a texto:

a) A espiritualidade pode ser encontrada em qualquer sistema religioso ou mesmo fora da religião.

b) Os aspectos internos das crenças e a reforma interior são fatores que dentro da religiosidade podem incentivar e auxiliar a espiritualidade.

c) Os conceitos de espiritualidade e religiosidade se confundem e são intercambiáveis.

d) Apesar de a religiosidade possuir a capacidade de incentivar e auxiliar a espiritualidade é possível haver casos em que apesar de haver religiosidade não há espiritualidade.

 

O item incorreto é o c) pois os conceitos não se confundem nem são intercambiáveis

Conforme o texto: “Por vezes está ligada à religiosidade mas dela se distingue pois a espiritualidade não depende de nenhum credo religioso específico, podendo ser encontrada em quaisquer desses ou mesmo em sua ausência.”

Tal trecho prova ainda a veracidade do item a) pois a espiritualidade segundo o texto pode ser encontrada em qualquer credo ou em sua ausência.

Os itens b) e d) também são verdadeiros e extraídos do seguinte trecho:

“Por outro lado é facto que a religiosidade auxilia e incentiva a espiritualidade todavia existe a possibilidade de haver religiosidade sem espiritualidade quando se foca mais na ritualística e aspectos exteriores da religião descuidando-se da reforma interior e aspectos internos da crença.”

É importante notar que nem sempre o item estará exatamente igual ao texto:

“...é facto que a religiosidade auxilia e incentiva a espiritualidade... reforma interior e aspectos internos da crença.”

O item b) por exemplo é extraído desse trecho subentendendo-se que descuidando desses aspectos há a religiosidade sem espiritualidade significa que esses são os aspectos que se observados podem auxiliar e incentivar a espiritualidade.

Assim está implícito no texto mas é algo óbvio...uma conclusão lógica...

Já o item d) está bem explícito “...existe a possibilidade de haver religiosidade sem espiritualidade...”

 

Textos Meus do Tempo de Escola

  Olá todos vós hei recentemente encontrado uns textos meus do tempo de escola (ensino médio) bem como os vários bilhetinhos e cartinhas das...