Tuesday, May 17, 2022

Parábola do Jovem Rico

 

Ontem estava a olhar meu caderno e encontrei estas anotações acerca de uma passagem que havia já explicado em vídeo.

Detalhe estas anotações são posteriores ao vídeo mas ao mesmo tempo são bem antigas porém creio que ainda não as publiquei, assim colocar-lhas-ei cá neste post.

 

O camelo representa o pecador impuro que faz toda sorte de coisas abomináveis a Deus.

A agulha simboliza o caminho estreito ou a purificação necessária para a pessoa pecadora impura santificar-se.

O jovem rico representa aquela pessoa muito virtuosa que ama a Deus, faz orações bonitas, está sempre na igreja, respeita o próximo, procura sempre estudar sobre Deus e evita o pecado antes mesmo de ser tentada pois é grata a Deus por ter “abençoado” a sua vida.

Assim pecar e fazer coisas erradas seria “arriscar” perder a sua fortuna e segurança na vida por haver desagradado a Deus.

Assim Deus para ele era o Pai que dá tudo que a pessoa deseja contanto que o filho seja uma pessoa boa e siga o que é certo.

Por isso o jovem rico respondeu que já guardava os mandamentos desde criança.

Ao dizer que ele deveria deixar os bens que tinha aos pobres, ele saiu triste pois era muito rico.

Na verdade Jesus destruir a imagem de Deus que o jovem rico tinha pois ele pensava que Deus queria uma vida feliz para seus servos e quanto mais riquezas mais fé ele teria pois mais  motivos para agradecer a Deus.

Perder o dinheiro, ele perderia a motivação para observar os mandamentos.

Basicamente ele é o oposto do Jó, apesar de parecerem iguais eles possuem uma diferença fundamental.

Para o Jovem Rico Deus garante a segurança.

Para o Jó tudo é de Deus, se ele deu pode tirar.

Ou seja, o jovem rico era aquilo que o inimigo alegou que Jó fosse.

Ou seja, só servia a Deus porque teve uma vida boa.

Lembrando que a riqueza ai não necessariamente é dinheiro, pode ser um dom de Deus como facilidade para estudar, pais amorosos, infância sem sofrimentos, vida sem preocupações...

Enfim:

Exemplificando:

Uma pessoa que cresceu indo à missa constantemente, empenhando-se na catequese, fazendo curso bíblico, lendo vários livros, mesmo estudando em escolas públicas procurou valorizar o ensino e estudar muito em casa, tem pais amorosos, pensa sempre no que tem e não no que falta, é vista como uma pessoa de conhecimento, nunca provou álcool ou drogas sempre rejeitando sem sequer dar chance de experimentar as tentações, consegue elaborar orações bonitas e bem fundamentadas bem como sabe explicar várias coisas religiosas.

É óbvio que essa pessoa vai querer agradecer a Deus essa bênção como forma de garantir que não acabe.

Esse seria o jovem rico, no caso o jovem com vida abençoada, ou seja, não sofrida.

Foi isso que o inimigo alegou a Deus de Jó.

Ou seja, Jesus está querendo mostrar que o pecador completamente errado é mais fácil se purificar e entrar no céu do que aqueles virtuosos que fazem tudo certo por não haverem sofrido na vida. (Já eu autor discordo fortemente disso)

Ou seja, que pensam em Deus como um super-herói de desenho.

Essa passagem é usada por alguns cristãos contra os budistas que tentam viver a santidade a todo custo e outras religiões que colocam como forma de salvação ser uma pessoa boa, pura, santa etc.

E para defender cristãos “pecadores”.

Outra coisa curiosa é que o jovem rico chamou Jesus de “Bom Mestre” pois para ele era fundamental para trilhar o caminho de Deus ser alguém bom.

Mas a resposta “Por que me chamais bom? Só Deus é bom! Não foi muito adequada porque na linha de pensamento dele, para ser de Deus necessariamente a pessoa precisa ser boa, ou seja, é a mesma ideia do budismo, espiritismo kardecista, Wicca, gnosticismo e toda sorte de movimentos filosóficos-religiosos em que se prega que se deve ser bom e imitar o exemplo de pureza e virtudes de Deus, é aquela história de que somos mini deuses em treinamento.

O evangelista quer quebrar essa ideia do homem querer ser deus ou querer amar a Deus apenas para ter uma vida boa.

Uma vez eu li um cartaz no fórum com “A Receita para o Filho ser um Criminoso” que era dar tudo fácil para ele.

Eu discordo completamente pois se ele tem realmente tudo fácil, ele vai achar muito “esforço” cometer crimes e isso também fará com que ele seja alguém bom e “de Deus” como o jovem rico para agradecer a bênção.

Por outro lado as pessoas pensam que quem tem uma vida sofrida vai ser uma pessoa boa.

Isso depende:

Se ela for como o Jó sim

Mas se ela for como o jovem rico vai acabar blasfemando, cometendo crimes e jogando a culpa em Deus de ter prejudicado a sua vida.

Essa parábola é coligada à do rico e o Lázaro:

É interessante que o rico não tem nome já o pobre tem.

O Lázaro desejava matar a fome com as migalhas mas nem isso lhe davam ( mas não informa se ele pedia, nem se ele era arrogante, bondoso enfim não fala nada de sua personalidade).

Já o rico tem a personalidade bem delineada, ele aparentemente é alguém de bem que não tem empatia, ou seja, ele não negaria a comida ao Lázaro se ele pedisse mas se não pedisse ele nem pensaria que ele estava com fome, e outro detalhe importante é que lá no “tormento” o rico fala ao pai Abraão mandar “o Lázaro”, ou seja, o rico sabe o nome do pobre e o conhece a tal ponto de lembrar-lhe o nome. Se ele realmente fosse mal não lembraria.

Basicamente o evangelista quer mostrar que o caminho é de sofrimento, tortuoso, duro, áspero etc.

Desconstituindo a ideia de que o caminho estreito de Deus é de alegria e fácil (Basicamente quem vê o caminho estreito assim é aquele que vê o pecado como uma ratoeira em que o queijo faz com que o rato perca a liberdade e o torne prisioneiro já Deus seria o libertador que impede e ajuda a evitar cair nessas ratoeiras pela abstinência do pecado (queijo).

 

Assim essa foi a minha reflexão que obtive como resposta ao vídeo que vos deixo o enlace abaixo.

explicação da passagem biblica que trata do rico, o camelo e a agulha 

 

Basicamente é como se após eu haver tentado explicar eu sentisse em meu interior a explicação correta e a escrevi, todavia pelo seu conteúdo bastante “divergente” do que eu acredito resolvi deixar guardada na época, todavia hoje creio que seja hora de a revelar afinal cada um deve decidir por si só em que acreditar e esta é uma reflexão bastante coerente e toca em pontos controversos dando uma explicação bem mais plausível e aplicável à atualidade que aquela que dei no vídeo. (Mas convenhamos que é muito mais legal a do vídeo mesmo).

Eu particularmente penso que o caminho para Deus é o caminho de pétalas de rosa onde pela abstinência do pecado se pode ter uma vida tranquila com Deus guiando nossas atitudes e virtudes de forma a sermos felizes com o que temos e que seus ensinamentos são um modo de vida para obter o Reino dos Céus aqui na Terra que é quando vivemos seus ensinamentos e somos aquelas pessoas que nascemos para ser: bondosas, de paz , que perdoa enfim...

E que o sofrimento muitas vezes se torna um empecilho para tal mister.

Mas ai vai de cada um, podes concordar comigo, com o evangelista ou mesmo criar tua própria perspectiva mas uma coisa é certa estamos aqui na Terra por algum propósito e aprendemos muito com nossa vida aqui.

 

A vida é uma escola onde cada acontecimento é uma lição e cada sofrimento é um teste surpresa para saber se estamos realmente a aprender as lições e a estudar nossas condutas passadas e presentes.

Textos Meus do Tempo de Escola

  Olá todos vós hei recentemente encontrado uns textos meus do tempo de escola (ensino médio) bem como os vários bilhetinhos e cartinhas das...