Saturday, December 26, 2020

DESEJO A TODOS VÓS LEITORES FELIZ NATALIS SOLIS INVICTUS

 

Isso mesmo, o natal não nasceu com Cristo, apesar disso a imagem de Jesus foi toda moldada para incorporar o paganismo romano, em especial o Deus Mitra, ou Sol, mas a festa do Sol Invencível remonta à 7000 anos antes de Cristo, que é o solstício de Inverno no hemisfério norte , ou seja, o dia mais longo do ano, a maioria dos Deuses importantes são equiparados ao Sol para mostrar a sua invencibilidade, é bastante comum Deuses nascerem no dia 25 de Dezembro, filhos de mãe virgem, não haver mulher e ser celibatário por toda a vida, a titulo de exemplo na Era Aries temos o Deus Mitra. Na Era Peixes Jesus, sem olvidarmos do Deus Hindu Hare Krishna.

Para celebrar o Sol Invencível, eu hei transcorso meu 25 de Dezembro todo a escrever um livro revolucionário no ensino da língua portuguesa, ele cobre apenas a segunda parte da gramática, a morfologia. Já a sintaxe estou a pensar em trabalhá-la mas por ser mais complexa pode demandar-me bastante tempo, quanto à ortografia é desnecessário haja vista que os mais diversos acordos ortográficos só mudaram a grafia mas a pronúncia mantêm-se igual exemplo “ũa” palavra encontrada no livro de camões não apresenta qualquer dificuldade no entendimento haja vista que sua  versão actual “uma” pronuncia-se da mesma forma.

 

Esta gramática tem por objectivo mostrar de maneira simples como funciona a norma culta, por muitas vezes abandonada pela população em geral e até mesmo pelos gramáticos, comecei a ler uma gramática recente e o autor começava a dizer que estava triste por as pessoas ainda pensarem que a única forma correcta seria a norma culta em detrimento da fala coloquial que ele dizia ser adequada ao convívio em geral, sinto muito mas discordo totalmente desse autor, eu como bacharel em Direito estudei o chamado Português Jurídico em que unicamente a norma culta é a correcta e qualquer vestígio coloquial é considerado erro deplorável, infelizmente muitos profissionais estão a rebaixar o nível da linguagem para alcançar a malta populacional, todavia o certo seria ensiná-la a norma culta e não rebaixarmo-nos a linguagem. Desejo a todos vós bons estudos, dedicai-vos e aprendei todo o possível e não tenhais vergonha de falar o certo, pois o correcto não o deixa de ser pelo desuso.

 versão paperback amazon brasil

 versão ebook amazon brasil

 versao ebook amazon espanha

versao paperback amazon espanha 

Cá vos deixo um excerto:

Uma observação importante para verbos como fazer, o imperativo também admite a forma faz tu sem a letra é de faze tu, as duas formas são correctas, lembrai que no imperativo assim como em perguntas, inverte-se a ordem ( pronome-verbo), ou seja , passa a ser verbo-pronome.

Consequentemente o sinal de interrogação(?) numa pergunta é apenas por uma convenção, já que a pergunta é caracterizada por inversão da ordem

Exemplos:

Tu estás bem. (afirmação com a pontuação sinalizada)

Estás tu bem?( pergunta com a pontuação sinalizada)

Agora vede vós estes exemplos:

Tu estás bem? (apesar de estar sinalizada como interrogação, esta frase é uma afirmação pois a ordem não fora invertida)

Estás tu bem.( apesar de estar sinalizada com ponto final, esta frase é uma pergunta pois a ordem fora invertida)

Agora observai estes aqui:

Tu ficas bem ( presente do indicativo)

Fica (tu) bem (imperativo, é uma ordem, pedido ou conselho

Textos Meus do Tempo de Escola

  Olá todos vós hei recentemente encontrado uns textos meus do tempo de escola (ensino médio) bem como os vários bilhetinhos e cartinhas das...